UNIAGRO
A importância do Agronegócio no Brasil.

O agronegócio ou agrobusiness (em inglês) é o conjunto dos seguimentos de insumos para a agropecuária (fertilizantes, medicamentos veterinários, sementes e outros), produção básica (ainda no campo), agroindústrias (processamento do leite, produtos vegetais) e agrosserviços (unidades de beneficiamento, prestações de serviços, unidades de comercialização e distribuição e outros).

Sendo assim, o agronegócio é responsável pela integração de diversos setores da economia brasileira que estão diretamente ligados aos produtos e subprodutos advindos da atividade agrícola ou pecuária, possibilitando a confecção de roupas, a elaboração de produtos de higiene pessoal, biotecnologias, e principalmente o produto “in natura” que é servido na mesa de todos os brasileiros diariamente.

Todos sabem que o carro chefe do Brasil é a agropecuária associada à cadeia que contempla o agronegócio. Nos últimos anos o Brasil se tornou uma superpotência mundial na produção agropecuária e que isso refletiu em todos os setores econômicos do País, desde a exportação e seu reflexo no PIB até a geração de mais e novos empregos, além de um leque de oportunidades de estudos profissionalizantes na área.

Temos hoje o maior rebanho comercial bovino do mundo e lideramos a exportação da carne bovina. Mas sabia que ainda temos muito que desenvolver, e um potencial gigantesco para ser explorado? Confira.

Impactos do agronegócio na economia nacional

Exportações – É ele que atualmente sustenta a economia do país, representando 48% das exportações brasileiras. O destaque para as exportações foram o complexo da soja, setor de cárneos e o setor sucroalcooleiro, que juntos com os demais estima-se que somem U$86 bilhões de reais em 2016 (CNA).

Impacto no PIB – Em paralelo, o agronegócio brasileiro aumentou sua participação no produto interno nacional (PIB), alcançando a marca de 23%. O fato é também reflexo do constante crescimento do PIB do agronegócio, frente a retração do PIB nacional desde 2013. Estima-se que ao final de 2016, o agronegócio tenha crescido cerca de 3% (CNA), frente a 3,3% negativos do PIB nacional (advfn.com).

Empregos – O agronegócio em 2015 empregava 19 milhões de trabalhadores, e no ano seguinte, gerou +75 mil empregos, frente ao aumento do desemprego no Brasil, que no mesmo período extinguiu mais de 683 posições (CNA e CEPEA 2015). A produtividade média do trabalhador em 2009 foi de R$ 9 mil no setor primário do agronegócio.

Insumos – O agronegócio movimentou muitos insumos, e cabe aos produtores continuarem a fazer o uso consciente e utilizá-los com eficiência. Fomentamos que todo o produtor adote tecnologias e faça investimentos.

Confira a importância do setor de insumos para o agronegócio.

 

Saldo da agropecuária

O setor primário conta com cerca de 5 milhões de produtores rurais que geraram mais de R$600 bilhões de reais para economia. O montante se refere ao setor agropecuário, que cresceu junto com o agronegócio.

Sabemos que este crescimento está intimamente ligado às novas tecnologias desenvolvidas para auxiliar o produtor dentro e fora do campo, seja relacionado a cultivares mais resistentes e mais produtivos ou animais que oferecem maior deposição de gordura e maior qualidade e quantidade de carne oferecida ao consumidor final.

Mas não foram apenas as tecnologias técnico-produtivas que permitiram o sucesso do agronegócio, com o aumento dos processos produtivos, das áreas produzidas, as agroindústrias, os serviços e todos os envolvidos na cadeia agropecuária.

Tornou-se necessário também aprimorar técnicas e tecnologias de gestão do agronegócio para avaliação de cenários, pessoas, e recursos envolvidos na produção, entenda melhor a influência da tecnologia da informação e a digitalização no mundo da agropecuária.

E você, produtor rural, sabe qual a sua contribuição e importância nesse cenário grandioso? Sabe como explorar suas atividades, expandir seu mercado e aumentar a qualidade, tornando-se mais competitivo dentro da cadeia do agronegócio?

Deseja aumentar ainda mais sua contribuição para o desenvolvimento econômico do País associada à maximização do seu lucro?

Desenvolvida por produtores rurais brasileiros, e profissionais com formações dentro do campo de ciências agrárias, conhecemos as necessidades dos produtores, sabemos a importância do agronegócio para o desenvolvimento do país e acreditamos que o agronegócio estará plenamente bem quando observarmos todo produtor performando.

 

Fonte:PernFarm