UNIAGRO
Chuvas ameaçam colheitas de lavouras de arroz na região sudoeste do Tocantins
16/02/2018 09:48 em Notícia

“Existem várias lavouras comprometidas debaixo d´água, estradas e fazendas sem acessos, arroz na hora de colher e maduro debaixo de água”, alertou Ricardo Rosa.

Não é apenas o problema da ponte sobre o rio Urubu,conforme foi noticiado neste Portal de Notícias. Segundo Ricardo Rosa, os produtores estão pedindo todos os tipos de ajuda e auxilio, inclusive ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, para resolver um problema considerado gravíssimo que ameaça mais de 60% das lavouras nos municípios da Lagoa da Confusão, Cristalândia e Pium devido as inundações.

“Na região destes três municípios existem várias lavouras comprometidas debaixo d´água, estradas e fazendas sem acessos, arroz na hora de colher e maduro debaixo de água”, alertou Ricardo Rosa.

Segundo ele, a situação chegou ao ponto da Prefeitura de Pium decretar Estado de Calamidade Pública no município.

“Pium já decretou estado de calamidade pública e já estamos buscando o mesmo junto aos outros municípios porque, realmente é crítica a situação, principalmente, na região do Rio Pium e Água Verde no município de Pium e Cristalândia aonde tem as lavouras de arroz irrigada e formada”, disse.

O Portal Atitude ouviu o subsecretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ronison Parente Santos. Ele afirmou que a Seagro ainda não foi oficializada, mas está ciente que os níveis de chuva são altíssimos e a Seagro tem monitorado e acompanhado.,

 “Amanhã faremos a abertura da safra em caseara e apresentaremos ao governador e ao ministro a situação”, disse Ronison Parente, ao se referir ao evento de abertura oficial da colheita de grãos que acontecerá nesta quinta-feira, 15, na Fazenda Bacaba, município de Caseara, oeste do Tocantins, que terá a presença do governador Marcelo Miranda e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Fonte: Atitude Portal de Noticias

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!